Igreja Católica: Entenda O Que É, O Fundador E O Significado Religião

· 5 min read
Igreja Católica: Entenda O Que É, O Fundador E O Significado Religião

Dentre essas novas ideias, o Papa Pio IX denunciou com veemência o comunismo e o socialismo, sem apresentar grande diferenciação entre eles, como uma ameaça aos “direitos, interesses, às propriedades e até a sociedade humana”29. Dentre todos os aspectos, o Vaticano é um Estado espalhado por centenas de outros Estados. Assim, o fato de a Igreja ter católicos espalhados pelo mundo inteiro, agrega um elemento complexo de relações entre a Santa Sé e os Estados, onde a maioria da população professa a religião católica. Caracteriza-se a Igreja, como principal finalidade a propagação e a expansão da doutrina católica, objetivando a salvação da humanidade. Em síntese, amplia nosso estudo um novo conceito e uma nova concepção de estratégias da política da Igreja, como um processo agregando lideranças eclesiásticas, coordenando e mobilizando uma variedade de recursos internos e externos, visando atingir os desígnios da Igreja Católica.


  • 3 Sem fazer menção a Dosse , Domingues faz jus a esta ideia (de colocar-se “à escuta dos autores”) apresentada por ele ao analisar a historiografia atual que tenta romper com pressupostos defendidos por uma corrente estruturalista ou por um “paradigma crítico”.
  • Compreendemos que, mesmo com a diminuição da importância da instituição, se manteve a influência da cultura católica, visto que a tese da desinstitucionalização e do enfraquecimento dos vínculos cabe bem no caso da Igreja Católica, que é um exemplo concreto desse processo.
  • Tudo isso causou o descontentamento que resultou no Protestantismo e na decadência da Igreja Católica.
  • Desta forma, a aproximação entre religiosos e arquitetos e a inércia/desinteresse dos órgãos institucionais, segundo o autor, teriam ajudado o modernismo a se colocar como a possibilidade arquitetônica capaz de atender aos desejos do clero por novas formas litúrgicas, mais adequadas ao espírito desenvolvimentista no qual o país estava mergulhado.


Desta feita, era preciso consultar o episcopado brasileiro e o Secretário de Estado, solicitando ao Núncio um apoiador e um aliado da Igreja no governo, para intermediar como garantia a liberdade religiosa no Brasil, caso se oficializasse o reconhecimento da União Soviética139. Isso significava que a Santa Sé pretendia preservar condições necessárias para a implantação da Ação Católica em sua fase e momento inicial no Brasil, garantindo a atuação livre do clero e a assinatura de um tratado bilateral significando a abertura de precedentes e de outros possíveis acordos com os demais países da América Latina. Do ponto de vista organizacional, a Ação Católica, formada sob a autoridade da hierarquia eclesiástica, teve como objetivo recristianizar a vida pública e privada, nacional e internacional, por meio das pessoas em Cristo. Ela é definida como “a participação dos leigos no apostolado hierárquico”, cuja atuação deveria ser adaptada de acordo com a realidade de cada país112.

1 O Catolicismo No Brasil E A Igreja Romana Como Ente Internacional





A segunda igreja mais numerosa no país é a Assembleia de Deus com cerca de 12 milhões de adeptos, apenas 10% do número de católicos, além de estar dividida em dezenas de denominações diferentes. O catolicismo carnavalizado de Padre António Vieira articulou cenas e  ideias no Século XVII. Suas intervenções autoconscientes sobre o pregar em público e as reflexões sobre o teatro nos Sermões, fizeram do púlpito um locus dramaticus para performances e discussões que extrapolaram o campo religioso. Aproximando  informações a mais  de Turner sobre eventos culturais, como dramas sociais e estéticos, com a perspectiva de Schechner que analisa relações entre “Ritual, jogo e perfomance” é possível mapear um pensamento simbólico do jesuíta sobre o rito e o estético. Conjugando teorias da performance e estudos de literatura e cultura pretende-se ainda avaliar a presença do popular, do metafórico e do espetacular, articulados entre dramas e campos, nos Sermões de Vieira. Com tanto poder nas mãos, as autoridades católicas fizeram de tudo para aumentá-lo ainda mais. Para isso, muitas vezes usavam como pretexto o suposto combate à heresia (prática contrária à doutrina  da Igreja).


  • Já na Itália uma tradição fora rompida com a intransigência, passando a apoiar abertamente, a igreja, a participação dos católicos na política italiana, restabelecendo contatos e negociações com o governo italiano.
  • Em Mato Grosso, o jornal “A Cruz” produziu uma narrativa de desprezo e desqualificação, enfatizando que o comunismo era uma verdadeira balbúrdia, externando o quanto esse modelo político era condenado pela hierarquia eclesiástica católica.
  • Os demais são o batismo, a crisma, a penitência, o casamento, a ordenação e a unção dos enfermos.
  • O catolicismo é uma das inúmeras visões despertadas pelo cristianismo, com base no reconhecimento de Jesus de Nazaré como o Messias.
  • A valorização do indivíduo com o movimento cultural do Renascimento propôs uma nova visão sobre a Igreja e a religião criando um clima favorável a mudanças.
  • Em 22 de Maio de 1629, o rei Cristiano aceitou o Tratado de Lübeck, que o privava de mais alguns territórios germânicos, significando o fim da Dinamarca como potência europeia.


É de conhecimento geral que a Igreja Católica monopolizou por cerca de mil anos os assuntos ligados a fé, bem como as mentalidades durante toda a idade média, tendo adquirido status de instituição supranacional durante o feudalismo. As 95 teses de Lutero deram origem a um movimento de ruptura que levou à criação de uma nova religião cristã, o luteranismo, identificado como um movimento protestante em relação ao catolicismo. A valorização do indivíduo com o movimento cultural do Renascimento propôs uma nova visão sobre a Igreja e a religião criando um clima favorável a mudanças. Além da versão medieval, aplicada entre os séculos XIII e XV, a Inquisição também foi retomada entre os séculos XV e XIX.

Enem: Lista De Exercícios Sobre O Mundo Antigo


Os partidários do arianismo e das demais correntes cristãs foram considerados movimentos heréticos após o Concílio de Nicéia. O catolicismo é uma das inúmeras visões despertadas pelo cristianismo, com base no reconhecimento de Jesus de Nazaré como o Messias. Vemos a capacidade de nosso povo de se relacionar com pessoas de outras crenças, embora esse respeito possa levar, por vezes, a um sincretismo que é negativo para os dois lados. Não se aceita mais – na verdade, isso nunca deveria ter sido permitido – manifestar preconceito em relação a alguém, por motivo de raça ou cor.

  • Seu propósito geral era servir de mediadores entre Deus e seu povo, os israelitas.
  • Destacando a “utopia concretizada” dos guaranis em relação à platônica e às renascentistas, Perramás se torna mais um contundente crítico das proposições que denegriram a montagem do mundo construído pelos Soldados de Cristo na América e de sua visão sobre os povos americanos.
  • Thales de Azevedo através da sua tipologia do catolicismo brasileiro, não utiliza a expressão “popular” como restrito às camadas inferiores da população e declara que o catolicismo popular “se expande dos estratos inferiores aos estratos superiores como religião de uma sociedade ou de camadas estruturalmente arcaicas e descontínuas”.
  • Analiso neste espaço a construção e transformação histórica de cada palavra, cuja riqueza e influência é percebida no cotidiano como uma ponte na comunicação para o diálogo e o conhecimento.